sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Plano de Ensino Biologia - 1º Ano (3º Bimestre)

Conteúdos específicos
Qualidade de vida das populações humanas – A saúde individual e coletiva
O que é saúde
• Saúde como bem-estar físico, mental e social; seus condicionantes, como alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte e lazer
A distribuição desigual da saúde
• Condições socioeconômicas e qualidade de vida em diferentes regiões do Brasil e do mundo
• Indicadores de desenvolvimento humano e de saúde pública, como mortalidade infantil, esperança de vida, saneamento e acesso a serviços

Habilidades e competências
• Relacionar informações sobre indicadores de saúde apresentadas em gráficos e tabelas
• Identificar o significado de “esperança de vida ao nascer”, relacionando esse indicador a outros, como a mortalidade infantil
• Identificar as relações entre os diversos acontecimentos que levaram ao conceito de vacina e imunidade
• Reconhecer a importância da vacinação no combate às doenças, a partir da análise de estatísticas
• Identificar tendências em séries de dados temporais sobre a evolução da esperança de vida
• Identificar as fragilidades que acompanham o processo de envelhecimento, propondo estratégias para melhorar a qualidade de vida dos idosos
• Reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil
• Construir gráficos representativos da situação de saúde de diferentes regiões
• Inferir sobre o nível de desenvolvimento humano e de saúde de diferentes regiões do país e do mundo, com base na análise de indicadores como mortalidade infantil, esperança de vida ao nascer e mortalidade por causa
• Inferir sobre o nível de desenvolvimento e de saúde de regiões ou Estados brasileiros com base em suas respectivas condições de acesso a saneamento básico
• Apresentar conclusões baseadas em argumentos sobre o impacto positivo das tecnologias na melhoria da qualidade da saúde das populações (vacinas, medicamentos, exames diagnósticos, alimentos enriquecidos etc.)

Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades

Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação

Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos

Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 1ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário