sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Plano de Ensino Biologia - 3º Ano (2º Bimestre)

Conteúdos específicos
Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos
Biologia das plantas
• Aspectos comparativos da evolução das plantas
• Adaptação das angiospermas quanto à organização, ao crescimento, ao desenvolvimento e à nutrição
Biologia dos animais
• Padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento
• Principais funções vitais, especialmente dos vertebrados
• Aspectos da biologia humana
• Funções vitais do organismo humano
• Sexualidade

Habilidades e competências
• Reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas
• Comparar os diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições evolutivas
• Associar as características morfofuncionais dos grandes grupos vegetais aos diferentes habitats por eles ocupados
• Relacionar o movimento das plantas às condições de luminosidade
• Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas
• Comparar características gerais dos grandes grupos de seres vivos
• Identificar e caracterizar os padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes grupos de animais
• Reconhecer as características dos principais filos do reino animal
• Identificar características comuns aos animais vertebrados
• Identificar os principais processos físicos e químicos envolvidos na digestão
• Identificar as principais características da respiração humana
• Identificar as principais características da circulação humana
• Associar estrutura e função dos componentes do sistema reprodutor humano (feminino e masculino)
• Identificar o princípio básico de funcionamento dos métodos anticoncepcionais mais disseminados
• Selecionar dietas adequadas a demandas energéticas e faixas etárias predeterminadas

Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades

Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação

Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos

Bibliografia
Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 3ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário