sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Plano de Ensino Biologia - 1º Ano (4º Bimestre)

Conteúdos específicos
Qualidade de vida das populações humanas – A saúde coletiva e ambiental
Agressões à saúde das populações
• Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade
• Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais, sexualmente transmissíveis e por intoxicação ambiental
• Gravidez na adolescência como risco à saúde
• Medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças
• Impacto de tecnologias na melhoria da saúde – vacinas, medicamentos, exames, alimentos enriquecidos, adoçantes etc.
Saúde ambiental
• Saneamento básico e impacto na mortalidade infantil e em doenças contagiosas e parasitárias
• Tecnologias para aperfeiçoar o saneamento básico

Habilidades e competências
Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde
• Identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito
• Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança
• Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde, a partir de estatísticas de saúde
• Reconhecer o impacto de uma gravidez na adolescência nos projetos pessoais e profissionais dos envolvidos
• Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez
• Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade
• Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública
• Elaborar, apresentar e discutir hipóteses sobre a alta prevalência de gravidez entre adolescentes
• Reconhecer situações de risco de contrair aids, propondo estratégias para redução desse risco
• Identificar as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação
• Reconhecer ambiguidades e imprecisões em textos explicativos sobre prevenção de DSTs e aids

Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades

Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação

Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos

Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 1ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.

Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário