sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Plano de Ensino Biologia - 1º Ano (1º Bimestre)

Plano de Ensino
Nome da Escola
Disciplina: Biologia
Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Etapa da Educação Básica: Ensino Médio
Série: 1º Ano
Turma:
Período:
Nome do Professor:
Objetivos gerais:
• Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
• Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
• Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
• Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
• Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Conteúdos específicos
A interdependência da vida – Os seres vivos e suas interações
Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria
• Cadeia e teia alimentares
• Níveis tróficos
• Ciclos biogeoquímicos – deslocamentos do carbono, oxigênio e nitrogênio 
Ecossistemas, populações e comunidades
• Características básicas de um ecossistema
• Ecossistemas terrestres e aquáticos
• Densidade de populações
• Equilíbrio dinâmico de populações
• Relações de competição e de cooperação

Habilidades e competências
• Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta
• Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de vegetais
• Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores
• Reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem a animais
• Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese
• Associar a fotossíntese aos produtores e à matéria orgânica produzida que alimenta a teia alimentar
• Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos
• Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza
• Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares
• Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica
• Associar a produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados à transformação de energia luminosa em energia química
• Descrever como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares, identificando as perdas de energia que ocorrem de um nível trófico para outro
• Comparar os diferentes tipos de pirâmide (de número, de massa e de energia), identificando o que cada uma representa
• Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos (água, carbono, oxigênio e nitrogênio)
• Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos em um ecossistema
• Identificar os níveis tróficos em uma cadeia alimentar, reconhecendo carnívoros, herbívoros e onívoros
• Descrever as relações alimentares que se processam entre os seres vivos de teias e cadeias alimentares
• Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico dos organismos envolvidos
• Relacionar as atividades econômicas mais importantes no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas brasileiros
• Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e densidade de uma dada população

Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras
• Resoluções de problemas experimentais
• Elaboração e discussão de hipóteses
• Observação dirigida de fenômenos
• Pesquisa em diferentes fontes de informação
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades

Avaliações
• Elaborar produtos das atividades
• Questionários de interpretação
• Descrições de observações realizadas
• Propostas de resolução de problemas e hipóteses elaboradas
• Observação cotidiana
• Trabalho de recuperação

Recursos
• Giz
• Lousa
• Computador
• Data show
• Vídeos

Bibliografia
Fonte: Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 1ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário