sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Adolescentes e jovens e a escola

Neste tema, vamos entender melhor a relação dos adolescentes e dos jovens com a escola; como eles veem a escola que têm e como gostariam que ela fosse.

Sobre a escola  
O que os adolescentes e os jovens querem que ela seja para se tornar mais atraente para eles.  
Esses desejos também estão relacionados ao cenário atual em que os adolescentes e os jovens vivem.  

Hoje 
Sabemos que a internet, as redes digitais, as mídias sociais e os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam, organizam e consomem informação.  

Antes 
Antes, a produção e a distribuição da informação eram um poder exclusivo dos meios de comunicação, da indústria cultural e das organizações privadas e governamentais, que emitiam e veiculavam seus pontos de vista.  

Agora, com a disseminação do acesso às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs), esse poder também está na mão da sociedade. A forma de produzir, distribuir e consumir informação mudou radicalmente. Multiplicaram-se as fontes de informação, as pessoas estão conectadas e interagem em tempo real, têm autonomia para produzir e compartilhar seus próprios conteúdos e escolher o que consomem.  

Os adolescentes e os jovens que nasceram nesse contexto digital, a partir do começo do século XXI, convivem e utilizam essas tecnologias o tempo todo. Dessa forma, seu desenvolvimento, sua sociabilidade e seu acesso a atividades culturais, educação ou trabalho, por exemplo, ocorrem de forma muito diferente daqueles de seus pais e avós, que tinham acesso a veículos tradicionais como jornal, rádio e televisão.   

(Fonte: Projeto Faz Sentido – Juventudes e Ensino Médio, p. 22-23. Disponível em: http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2017/08/20190111_RelatorioEstudoJovem_Fazsentido.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.)  

Para contextualizar a escola nesse novo cenário em que nasceram e vivem os adolescentes e jovens, algumas organizações realizaram pesquisas em busca de respostas sobre a escola em que eles estudam atualmente e a escola que querem.  

Agora, vamos ver um recorte dessas pesquisas!

A escola atual e a escola desejada  
O portal Porvir, por exemplo, realizou a pesquisa nacional Nossa Escola – Relatório 2019, com adolescentes e jovens de 11 a 21 anos, com a seguinte distribuição por faixa etária:  
50%: menores de 15 anos – Ensino Fundamental Anos Iniciais  
46%: 15 a 17 anos – Ensino Fundamental Anos Finais  
4%: 18 a 21 anos – Ensino Médio  

(Fonte: Nossa Escola - Relatório 2019. Disponível em: http://porvir.org/nossaescolarelatorio. Acesso em: 13 jul. 2019.)  

A escola que os adolescentes e jovens têm  
Para avaliar a escola atual ou a última em que estudaram, os participantes foram convidados a dar uma nota de 1 (Tá tenso) a 5 (Tá tranquilo, tá favorável) para 11 itens.  
Veja a média de notas para 6 desses itens.  
Prédio e estrutura – 3.3  
Relação entre estudantes – 3.2  
Relação dos estudantes com professores – 3.3  
Uso de tecnologia – 2.7  
Material pedagógico – 3.3  
Atividades extraclasse – 2.9  

(Fonte: Nossa Escola - Relatório 2019. Disponível em: http://porvir.org/nossaescolarelatorio. Acesso em: 13 jul. 2019.)  

A escola que adolescentes e jovens querem  
Os participantes da pesquisa foram estimulados a pensar em dois tipos de escola, a que os faria aprender mais e a que os faria mais felizes.  
Para cada uma dessas escolas dos sonhos, eles imaginaram seis aspectos: o foco da escola, os conteúdos, a organização curricular, o jeito de aprender, os recursos educacionais tecnológicos e o jeito da sala de aula. Cada aspecto foi desdobrado em vários subaspectos relacionados ao tema.  
Sabemos que os estudantes são singulares e, portanto, não aprendem da mesma maneira. Veja, por exemplo, como eles responderam sobre:

Aprender 
Aprendem mais 
23% com aulas teóricas. 
21% fazendo projetos práticos. 
20% interagindo com a comunidade. 
14% estudando sozinho. 
9% fazendo trabalhos em grupo. 

Ficariam mais felizes 
22% fazendo projetos práticos. 
20% estudando sozinho. 
19% assistindo aulas teóricas. 
15% interagindo com a comunidade. 
11% trabalhando em grupo. 
As demais porcentagens estão pulverizadas em outras opções de respostas.  

Sala de aula 
Aprendem mais 
20% com ambientes e móveis variados, com pufes, bancadas, almofadas e sofás. 
19% quando as carteiras são organizadas em pequenos grupos. 
18% quando podem usar outros ambientes internos e externos à escola. 
13% quando podem mudar a arrumação das carteiras de acordo com a aula. 
12% em salas de aula com carteiras enfileiradas. 

Ficariam mais felizes 
24% com ambientes e móveis variados, com pufes, bancadas, almofadas e sofás. 
20% quando as carteiras são organizadas em pequenos grupos. 
14% quando podem usar outros ambientes internos e externos à escola. 
12% quando podem mudar a arrumação das carteiras de acordo com a aula. 
11% em salas de aula com carteiras enfileiradas. 
As demais porcentagens estão pulverizadas em outras opções de respostas.  

Tecnologia 
Aprendem mais 
27% com o uso de ferramentas de pesquisa on-line. 
14% com games ou jogos educativos. 
14% com robótica e programação. 

Ficariam mais felizes 
23% com o uso de ferramentas de pesquisa on-line. 
19% com games ou jogos educativos 
13% com robótica e programação. 
As demais porcentagens estão pulverizadas em outras opções de respostas.  

Para consultar os resultados completos desses aspectos destacados e ver os resultados dos outros três (foco da escola, conteúdos e organização curricular), acesse a pesquisa no site Porvir.

Sobre os professores e a estrutura física  
A pesquisa também perguntou aos participantes quais as características dos professores que eles mais valorizam e o que não pode faltar em termos de estrutura física na escola que querem.  

Características mais valorizadas do professor 
40%: Saber explicar bem os conteúdos.  
28%: Propor diferentes atividades nas aulas.  
27%: Ser acolhedor e ter uma boa relação com os estudantes.  
27%: Saber estimular o estudante a se questionar e a buscar conhecimentos.  

Estrutura física 
53%: Tecnologia não só no laboratório de informática.  
45%: Quadras e equipamentos esportivos.  
33%: Bastante área verde.  

Observação: Nessas questões, os participantes puderam escolher duas características do professor e três opções relacionadas à estrutura física da escola.  

(Fonte: Nossa Escola - Relatório 2019. Disponível em: http://porvir.org/nossaescolarelatorio. Acesso em: 13 jul. 2019.)

A escola de Ensino Médio  
O movimento Todos pela Educação também fez uma pesquisa nacional, chamada Repensar o Ensino Médio. Mais específica, essa pesquisa foi feita entre setembro e outubro de 2016 com adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que estão no Ensino Médio. Um dos propósitos da pesquisa era colher informações sobre a percepção que eles têm da escola.  

Visão sobre a escola de Ensino Médio  
Os resultados mostram que os estudantes do Ensino Médio estão atentos ao que a escola oferece, em termos de infraestrutura, ensino e valores, e à atuação dos professores. O que se percebe, pelos resultados, é que a escola que os jovens querem deve ter segurança, boa infraestrutura e professores assíduos, além de ser inclusiva para garantir educação de qualidade.

Atributos mais relevantes da escola 
85,2% Segurança.  
83,1% Atenção às pessoas com deficiências.  
81,3% Professores sempre presentes.  
81,2% Boa infraestrutura.  
80% Funcionários bem educados.  
79,6% Comprometimento dos estudantes.  

(Fonte: Repensar o Ensino Médio – Todos pela Educação, 2017.)  

Os estudantes também se posicionam em relação aos atributos que consideram menos satisfatórios da escola. Além de fatores externos, consideram que o seu próprio comprometimento e comportamento nas aulas também podem comprometer a qualidade da escola. Com isso, indicam uma visão de que a educação de qualidade é um compromisso de todos da comunidade escolar.

Atributos menos satisfatórios da escola 
54,6% Aulas de informática.  
29,6% Segurança.  
28,8% Atenção às pessoas com deficiências.  
28,6% Comprometimento dos estudantes.  
28,4% Boa infraestrutura.  
28% Ensino de qualidade da língua inglesa.  

(Fonte: Repensar o Ensino Médio – Todos pela Educação, 2017.)  

Visão sobre o professor de Ensino Médio  
Em relação aos professores, os estudantes consideram como atributos mais relevantes e mais satisfatórios dos professores, aspectos como a paixão pela profissão, a persistência diante das dificuldades dos estudantes, a postura para exigir comprometimento dos estudantes e o foco na preparação para o vestibular, entre outros.

Atributos mais relevantes 
80,9% Gosta do que faz, tem paixão pela profissão.  
79,5% Persistência: não desiste do estudante.  
79,3% Cobra e exige comprometimento dos estudantes.  
78,6% Tem foco na preparação para vestibulares.  
77,6% Estimula a curiosidade do estudante.  
76% Dá exemplos práticos, trazer para o dia a dia.  

(Fonte: Repensar o Ensino Médio – Todos pela Educação, 2017.)  

Atributos mais satisfatórios 
49,9% Gosta do que faz, tem paixão pela profissão.  
44,8% Cobra e exige comprometimento dos estudantes.  
44,5% Tem foco na preparação para vestibulares.  
42,5% Usa linguagem jovem, atual.  
42,3% Persistência: não desiste do estudante.  
40,4% Dá exemplos práticos, trazer para o dia a dia.  

(Fonte: Repensar o Ensino Médio – Todos pela Educação, 2017.)  

Os estudantes consideram que entre os atributos menos satisfatórios dos professores estão aqueles relacionados principalmente à dinâmica em sala de aula e utilização de recursos e estratégias pedagógicas que estimulem o interesse na aprendizagem, a preparação para o vestibular e a curiosidade.  

Atributos menos satisfatórios 
52,9% Faz uso de tecnologia em sala de aula.  
41,3% Promove visitas culturais.  
34,2% Cria projetos interdisciplinares, focados na vida.  
25,7% Dinamismo das aulas.  
25% Tem foco na preparação para vestibulares.  
21% Estimula a curiosidade do estudante.  

(Fonte: Repensar o Ensino Médio – Todos pela Educação, 2017.)  

Saiba mais! 
Para saber mais sobre a escola que os adolescentes e os jovens têm e a que eles querem, consulte também os materiais a seguir.  

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