terça-feira, 15 de maio de 2018

Plano de Ensino Ciências - 7º Ano (2º Bimestre)

Conteúdos Específicos
Vida e ambiente – Os seres vivos 
Origem e evolução dos seres vivos  
• Origem da vida – teorias, representações e cultura 
• Evolução – transformações dos seres vivos ao longo do tempo 
• Fósseis – registros do passado  
Características básicas dos seres vivos  
• Organização celular 
• Subsistência – obtenção de matéria e energia e transferência de energia entre seres vivos 
• Reprodução 
• Classificação – agrupar para compreender a enorme variedade de espécies 
• Os reinos dos seres vivos 
• Causas e consequências da extinção de espécies  
Diversidade da vida animal  
• A distinção entre esqueleto interno e esqueleto externo 
• Animais com e sem coluna vertebral 
• Aspectos comparativos dos diferentes grupos de vertebrados 
• Aspectos comparativos dos diferentes grupos de invertebrados 
• Diversidade das plantas e dos fungos 
• Aspectos comparativos dos diferentes grupos de plantas 
• As funções dos órgãos vegetais 
• A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores 
• O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese 
• Características gerais dos fungos

Competências e Habilidades
• Ler e interpretar diferentes representações sobre a origem da vida, expressas em textos de natureza diversa 
Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos com os contextos em que foram produzidos 
Confrontar interpretações diversas dadas ao fenômeno do surgimento da vida no planeta, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados 
• Reconhecer que os fósseis são evidências da evolução dos seres vivos, com base em textos e/ou ilustrações 
• Reconhecer a organização celular como uma característica fundamental das formas vivas 
• Identificar e caracterizar as funções vitais básicas das formas vivas 
• Representar estruturas celulares básicas por meio da construção de modelos tridimensionais 
• Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: unicelular, pluricelular, autótrofo e heterótrofo, entre outros 
• Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação biológica 
• Ler e interpretar diferentes informações referentes à extinção das espécies em textos, gráficos e ilustrações 
• Construir, apresentar e reconhecer argumentação plausível para a defesa da preservação da biodiversidade 
• Relacionar as informações presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos com os contextos em que foram produzidos 
• Confrontar interpretações diversas dadas ao fenômeno do surgimento da vida no planeta, comparando diferentes pontos 
• Identificar e explicar as principais causas de destruição dos ecossistemas 
• Reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, destacando de que maneira ela pode ser ameaçada por condições climáticas e pela intervenção humana 
• Identificar e descrever as principais adaptações dos animais, plantas e fungos aos ambientes em que vivem, com base em textos e/ou ilustrações


Metodologias / Estratégias
- Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
- Resoluções de problemas experimentais.  
- Elaboração e discussão de hipóteses.  
- Observação dirigida de fenômenos.  
- Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
- Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
- Giz 
- Lousa 
- Notebook 
- Data show 
- Vídeos 
- Microscópio 
- Sala de leitura

Avaliações
Atitudinal 
Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências  
Avaliação de leitura 
Procedimental 
Trabalhos (recorte e colagem, desenhos, etc.) 
Conceitual 
Avaliação bimestral 
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental, 7ª Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2018.  
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.

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