sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 3ª Série (2º Bimestre)

Conteúdos
Hidrosfera como fonte de materiais para uso humano  
Extração de materiais úteis da atmosfera; acidez e alcalinidade de águas naturais – conceito de Arrhenius; força de ácidos e de bases – significado da constante de equilíbrio; perturbação do equilíbrio químico; reação de neutralização  
• Composição das águas naturais  
• Processos industriais que permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar  
• Acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo  
• Conceito de dissociação iônica e de ionização e a extensão das transformações químicas – equilíbrio químico  
• Constante de equilíbrio para expressar a relação entre as concentrações de reagentes e produtos numa transformação química  
• Influência da temperatura, da concentração e da pressão em sistemas em equilíbrio químico  
• Equilíbrios químicos envolvidos no sistema CO2 /H2 O na natureza  
• Transformações ácido–base e sua utilização no controle do pH de soluções aquosas

Competências / Habilidades
• Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa. 
• Reconhecer a condutibilidade elétrica da água, no nível microscópico, utilizando o processo de autoionização da água pura. 
• Identificar os fatores (temperatura, pressão e concentração de substâncias envolvidas) que alteram os estados de equilíbrios químicos nas reações químicas. 
• Identificar reações de neutralização entre ácidos fortes e bases fortes como reações entre H+ e OH–. 
• Reconhecer que a constante de equilíbrio é uma relação que indica as concentrações relativas de reagentes e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico. 
• Calcular a constante de equilíbrio de uma reação química em equilíbrio dinâmico. 
• Resolver problemas que envolvam cálculos das entalpias das reações químicas diretas e inversas a partir de dados, tabelas e gráficos. 
• Reconhecer as modificações no equilíbrio químico causadas por alterações de temperatura, a partir das entalpias das reações direta e inversa. 
• Reconhecer como as alterações nas pressões modificam equilíbrios envolvendo fases líquidas e gasosas (solubilidade de gases em líquidos). 
• Reconhecer os custos ambientais e econômicos da disponibilidade, captação e distribuição da água para o uso responsável e consciente. 
• Calcular a massa, a quantidade de matéria e a quantidade em volume de ácido forte e base forte em reações de neutralização, dadas as concentrações das soluções. 
• Reconhecer o conceito de pH das soluções. 
• Reconhecer, nos níveis macroscópico e microscópico, qualitativo e quantitativo, que a adição de solutos pode modificar o pH da água. 
• Relacionar o conceito de pH com as ideias de Arrhenius. 
• Identificar mudanças nos equilíbrios químicos das reações utilizando o Princípio de Le Chatelier.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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