sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 3ª Série (1º Bimestre)

Conteúdos
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano  
Extração de materiais úteis da atmosfera; produção da amônia e estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materiais  
• Liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres)  
• Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador)  
• Modelos explicativos da velocidade das transformações químicas  • Estado de equilíbrio químico – coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas  
• Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio – avaliação de produção, consumo e utilização social

Competências / Habilidades
• Reconhecer o ar atmosférico como uma mistura de gases. 
• Reconhecer o processo de destilação fracionada na separação de substâncias com temperaturas de ebulição próximas. 
• Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem. 
• Reconhecer como as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração) e o uso de catalisadores podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química. 
• Reconhecer os fatores determinantes (orientação e a energia de colisão) para que ocorra uma colisão efetiva entre moléculas das substâncias. 
• Reconhecer, no nível microscópico e utilizando o modelo atômico de Dalton, como as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração) e o uso de catalisadores podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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