sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 2ª Série (1º Bimestre)

Conteúdos
Materiais e suas propriedades  
Água e seu consumo pela sociedade  
Propriedades da água para consumo humano  
Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de propriedades; concentração de soluções  
• Concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L–1, mol.L–1, ppm, % em massa)  
• Alguns parâmetros de qualidade da água–concentração de materiais dissolvidos  
Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas em soluções  
Relações estequiométricas; solubilidade de gases em água; potabilidade da água para consumo humano  
• Relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria (mol) nas transformações químicas em solução, de acordo com suas concentrações  
• Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO)  
• Uso e preservação da água no mundo  
• Fontes causadoras da poluição da água  
• Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH

Competências / Habilidades
• Reconhecer os critérios brasileiros e aspectos da legislação sobre o uso das águas e a poluição das águas a partir de dados, gráficos e tabelas. 
• Identificar os processos envolvidos no tratamento da água para o consumo humano. 
• Resolver problemas que envolvam cálculos de concentração de soluções expressa em unidades de g.L–1, mol.L–1, ppm, % em massa, % em volume e número de partículas. 
• Reconhecer o conceito de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) com base em textos, esquemas e tabelas. 
• Resolver problemas que envolvam cálculos de concentração de soluções e DBO, com base em situações do cotidiano, para verificar a qualidade da água para o consumo. 
• Reconhecer a solubilidade de soluções em produtos de uso cotidiano a partir de dados, gráficos e tabelas.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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