sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 1ª Série (3º Bimestre)

Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo  
Metais – processos de obtenção  
Representação de transformações químicas  
Processos de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia  
• Transformações químicas na produção de ferro e de cobre  
• Símbolos dos elementos e equações químicas  
• Balanceamento das equações químicas  
• Organização dos elementos de acordo com suas massas atômicas na tabela periódica  
• Equações químicas dos processos de produção de ferro e de cobre  
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual

Competências / Habilidades
• Identificar os elementos químicos destacados na tabela periódica. 
• Localizar os elementos químicos na tabela periódica (massa atômica, número atômico, família, período e símbolo químico). 
• Representar substâncias usando fórmulas químicas e vice-versa. 
• Reconhecer nas transformações químicas as equações que se encontram balanceadas. 
• Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes. 
• Calcular as massas moleculares de reagentes e produtos e as massas mensuráveis (gramas, quilogramas, toneladas) dessas substâncias. 
• Reconhecer as propriedades específicas dos metais. 
• Reconhecer aspectos sociais, tecnológicos e econômicos envolvidos na produção e no uso de metais. 
• Reconhecer aspectos econômicos e sociais na reciclagem de metais. 
• Calcular nas transformações químicas as proporções em número de partículas, massa e energia.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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