sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 3ª Série (3º Bimestre)

Conteúdos
Biosfera como fonte de materiais para uso humano  
Extração de materiais úteis da biosfera; recursos vegetais para a sobrevivência humana – carboidratos, lipídios e vitaminas; recursos animais para a sobrevivência humana – proteínas e lipídios; recursos fossilizados para a sobrevivência humana – gás natural, carvão mineral e petróleo  
• Os componentes principais dos alimentos (carboidratos, lipídios e proteínas), suas propriedades e funções no organismo  
• Biomassa como fonte de materiais combustíveis  
• Arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções orgânicas e isomeria  
• Processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo – refino do petróleo, destilação seca do carvão e purificação do gás  
• Produção e uso social dos combustíveis fósseis

Competências / Habilidades
• Reconhecer os processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo 
• Reconhecer a importância econômica e ambiental da purificação do gás natural 
• Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera 
• Escrever fórmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa 
• Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais 
• Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares 
• Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, alcoóis e gliceróis quanto às funções 
• Avaliar vantagens e desvantagens do uso da biomassa como fonte alternativa (ao petróleo e ao gás natural) de materiais combustíveis

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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