sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 2ª Série (2º Bimestre)

 Conteúdos
Materiais e suas propriedades  
O comportamento dos materiais e os modelos de átomo  
As limitações das ideias de Dalton para explicar o comportamento dos materiais; o modelo de Rutherford-Bohr; ligações químicas iônicas, covalentes e metálicas; energia de ligação das transformações químicas  
• Condutibilidade elétrica e radiatividade natural dos elementos  
• O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais  
• O modelo de Bohr e a constituição da matéria  
• O uso do número atômico como critério para organizar a tabela periódica  
• Ligações químicas em termos de forças elétricas de atração e repulsão  
• Transformações químicas como resultantes de quebra e formação de ligações  
• Previsões sobre tipos de ligação dos elementos a partir da posição na tabela periódica  
• Cálculo da entalpia de reação pelo balanço energético resultante da formação e ruptura de ligações  
• Diagramas de energia em transformações endotérmicas e exotérmicas

Competências / Habilidades
• Relacionar a presença de íons em materiais com a condutibilidade elétrica. 
• Identificar as regiões constituintes dos átomos (núcleo e eletrosfera) e suas respectivas partículas (prótons, nêutrons e elétrons). 
• Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com a soma do número de prótons e nêutrons. 
• Reconhecer a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr. 
• Localizar os elementos químicos na tabela periódica a partir dos números atômicos. 
• Relacionar modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) com as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico à temperatura e pressão ambientes). 
• Reconhecer a variação de energia envolvida em transformações químicas a partir de gráficos, tabelas e diagramas. 
• Reconhecer a energia envolvida numa transformação química, considerando a ideia de quebra e formação de ligações (iônica, covalente e metálica) e os valores das energias de ligação. 
• Identificar o tipo de ligação química (iônica, covalente e metálica) a partir do conceito de eletronegatividade.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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