sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 2ª Série (3º Bimestre)

Conteúdos
Materiais e suas propriedades  
O comportamento dos materiais  
Relações entre propriedades das substâncias e suas estruturas  
Interações interpartículas e intrapartículas e algumas propriedades dos materiais  
• Polaridade das ligações covalentes e das moléculas  
• Forças de interação entre as partículas – átomos, íons e moléculas – nos estados sólido, líquido e gasoso  
• Interações inter e intrapartículas para explicar as propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica  
• Dependência da temperatura de ebulição dos materiais com a pressão atmosférica

Competências / Habilidades
• Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso e as propriedades macroscópicas das substâncias em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas. 
• Relacionar a temperatura de ebulição das substâncias em função da pressão atmosférica a partir de gráficos, tabelas e diagramas. 
• Relacionar as propriedades dos materiais (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade e condutibilidade elétrica) a partir das interações químicas interpartículas (forças de London e ligações de hidrogênio) e intrapartículas. 
• Identificar impactos ambientais, econômicos e sociais da produção e dos usos dos materiais (vidros, pedras preciosas e cerâmicas) com base em textos e dados. 
• Reconhecer a formação de uma substância a partir das interações eletrostáticas entre as partículas que a constitui. 
• Reconhecer ligações covalentes em sólidos e em macromoléculas. • Reconhecer ligações iônicas em sais sólidos e líquidos. 
• Reconhecer ligações metálicas. 
• Estabelecer relações entre altitude, pressão atmosférica, temperatura de ebulição.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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