sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 2ª Série (4º Bimestre)

Conteúdos
Materiais e suas propriedades  
Metais e sua utilização em pilhas e na galvanização  
Relação entre a energia elétrica e as estruturas das substâncias em transformações químicas  
Reatividade de metais; explicações qualitativas sobre as transformações químicas que produzem ou demandam corrente elétrica; conceito de reações de oxirredução  
• Reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos  
• Transformações que envolvem energia elétrica – processos de oxidação e de redução  
• As ideias de estrutura da matéria para explicar oxidação e redução  
• Transformações químicas na geração industrial de energia  
• Implicações socioambientais das transformações químicas que envolvem eletricidade  
• Diferentes usos sociais dos metais

Competências / Habilidades
• Reconhecer os processos de oxidação e redução a partir da energia produzida e consumida nas transformações químicas. 
• Reconhecer as reações entre ácidos e íons metálicos considerando a reatividade dos metais nas substâncias envolvidas. 
• Identificar o funcionamento de uma pilha galvânica. 
• Reconhecer as implicações sociais e os impactos ambientais das transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica e também com o descarte de pilhas galvânicas e baterias.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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