sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 1ª Série (4º Bimestre)

Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo  
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas  
Relações quantitativas envolvidas na transformação química  Estequiometria; impactos ambientais na produção do ferro e do cobre  
• Massa molar e quantidade de matéria (mol)  
• Cálculo estequiométrico – massas, quantidades de matéria e energia nas transformações  
• Cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre  
• Impactos socioambientais na extração mineral e na produção do ferro e do cobre

Competências / Habilidades
• Reconhecer as diferenças entre as grandezas de massa, massa molar, energia, quantidade de matéria (mol) e número de partículas nas transformações químicas. 
• Resolver problemas que envolvam o cálculo de massa, massa molar, energia, quantidade de matéria (mol) e número de partículas das substâncias, reagentes e produtos nas transformações químicas. 
• Identificar os impactos ambientais decorrentes da extração e da metalurgia de minérios de ferro e de cobre.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário