sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 1ª Série (1º Bimestre)

Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo  
– Transformações químicas no dia a dia  
– Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade  
• Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações  
• Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das transformações  
• Reações endotérmicas e exotérmicas  
• Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos  
• Transformações que podem ser revertidas  
– Alguns materiais usados no dia a dia  
– Caracterização de reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades; separação e identificação das substâncias  
• Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de ebulição, densidade, solubilidade  
• Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização  
• Métodos de separação no sistema produtivo

Competências / Habilidades
• Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo. 
• Reconhecer a importância dos fatores tempo, energia e revertibilidade nas transformações químicas que ocorrem no dia a dia e no sistema produtivo. 
• Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz). 
• Identificar transformações químicas como revertíveis ou não revertíveis. 
• Identificar as propriedades das substâncias (solubilidade, densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição) a partir de gráficos e tabelas. 
• Identificar substâncias de misturas considerando dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição. 
• Selecionar métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação, flotação, sublimação, recristalização) com base nas propriedades dos materiais.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

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