terça-feira, 15 de maio de 2018

Plano de Ensino Ciências - 7º Ano (3º Bimestre)

Conteúdos Específicos
Ciência e tecnologia – A tecnologia e os seres vivos 
Produtos obtidos de seres vivos  
• O uso de seres vivos e de processos biológicos para a produção de alimentos  
• Os seres vivos mais simples e sua relação com a conservação dos alimentos 
Ciência, tecnologia e subsistência  
• Recuperação de ambientes aquáticos, aéreos e terrestres degradados

Competências e Habilidades
• Identificar e descrever a participação de microrganismos na fabricação de determinados alimentos (pão, queijo, leite, iogurte etc.), com base na leitura de textos 
• Identificar e descrever a participação de microrganismos na conservação/deterioração de determinados alimentos (carne, leite, iogurte etc.), com base na leitura de textos ou em análise de resultados de experimentação 
• Reconhecer a etiologia e a profilaxia do botulismo a partir da leitura de texto ou ilustração do processo de transmissão 
• Reconhecer procedimentos utilizados em casas ou residências para a conservação de alimentos a partir da leitura de textos e/ou ilustrações 
• Reconhecer procedimentos utilizados pela indústria para a conservação de alimentos a partir da leitura de textos e/ou ilustrações 
• Identificar e descrever as fases principais nos processos de esterilização do leite e as transformações químicas para a obtenção de seus derivados 
• Associar a fermentação biológica ao processo de obtenção de energia realizado por microrganismos, identificando os reagentes e produtos desse processo 
• Ler e interpretar gráficos sobre a ocorrência e a distribuição de acidentes de derramamento de petróleo 
• Identificar e descrever prejuízos ambientais e para a saúde coletiva causados pelos episódios de derramamento de petróleo a partir da leitura de texto e/ou ilustração 
• Identificar e descrever situações em que microrganismos podem ser utilizados para recuperar ambientes contaminados por petróleo ou outros poluentes, com base em textos

Metodologias / Estratégias
- Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras.  
- Resoluções de problemas experimentais.  
- Elaboração e discussão de hipóteses.  
- Observação dirigida de fenômenos.  
- Pesquisa em diferentes fontes de informação.  
- Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
- Giz 
- Lousa 
- Notebook 
- Data show 
- Vídeos 
- Microscópio 
- Sala de leitura

Avaliações
Atitudinal 
Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências  
Avaliação de leitura 
Procedimental 
Trabalhos (recorte e colagem, desenhos, etc.) 
Conceitual 
Avaliação bimestral 
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:

Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental, 7ª Ano, Volume 1. São Paulo: SEE, 2018.  
Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – São Paulo : SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário