sábado, 26 de maio de 2018

Plano de Ensino Química - 1ª Série (2º Bimestre)

Conteúdos
Transformação química na natureza e no sistema produtivo  
Combustíveis – transformação química, massas envolvidas e produção de energia  
Reagentes e produtos – relações em massa e energia  
Reações de combustão; aspectos quantitativos nas transformações químicas; poder calorífico dos combustíveis  
• Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas  
• Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicas  
• Formação de ácidos e outras implicações socioambientais da produção e do uso de diferentes combustíveis  
Primeiras ideias sobre a constituição da matéria  
Modelo de Dalton sobre a constituição da matéria  
• Conceitos de átomo e de elemento segundo Dalton  
• Suas ideias para explicar transformações e relações de massa  
• Modelos explicativos como construções humanas em diferentes contextos sociais

Competências / Habilidades
• Identificar os reagentes, produtos e a energia envolvida em reações de combustão. 
• Estimar as proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas. 
• Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis. 
• Identificar as principais ideias sobre a constituição da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico de Dalton). 
• Determinar a massa, calor produzido e o poder calorífico de combustíveis nas transformações químicas. 
• Reconhecer os fenômenos da chuva ácida e o efeito estufa por meio de figuras, diagramas e textos. 
• Reconhecer o modelo atômico de Dalton na interpretação da constituição da matéria e a lei de conservação de massa nas transformações químicas.

Metodologias / Estratégias
• Leitura e interpretação dirigida de textos e figuras. 
• Resoluções de problemas experimentais. 
• Elaboração e discussão de hipóteses. 
• Observação dirigida de fenômenos. 
• Pesquisa em diferentes fontes de informação. 
• Discussões coletivas para elaboração e correção de sínteses dos produtos das atividades.

Recursos utilizados
• Giz 
• Lousa 
• Notebook 
• Data show 
• Sala de leitura 
• Biblioteca 
• Laboratório 
• Microscópio

Avaliações
Atitudinal: 
• Avaliação da apostila 
- Elaborar produtos das atividades da apostila 
• Avaliação do caderno 
- Leitura de textos e questionários de interpretação 
• Relatório de experiências 
- Descrições de observações realizadas com experiências 
• Avaliação de leitura  
Procedimental: 
• Trabalhos (cartaz, folder) 
Conceitual: 
• Avaliação mensal 
• Avaliação bimestral  
Recuperação contínua

Fonte bibliográfica:
• Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2012. 
•Matriz de avaliação processual: biologia, física e química, ciências da natureza; encarte do professor / Secretaria da Educação; coordenação, Ghisleine Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular de Biologia, de Física e de Química. São Paulo : SE, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário